TRANSPARÊNCIA SENAI - PA

Dúvidas Frequentes (FAQ)

Confira abaixo as perguntas frequentes sobre o SENAI - PA. Se ainda assim precisar, você também pode utilizar os contatos das unidades mais próximas ou enviar um e-mail.

1 - Quais são os cursos oferecidos pelo SENAI?

+

O SENAI oferece diversos cursos. No Pará, atuamos em cinco modalidades: iniciação profissional, aprendizagem industrial, qualificação profissional, aperfeiçoamento profissional e habilitação técnica de nível médio. Nestas modalidades, temos cursos nas seguintes áreas tecnológicas: Alimentos e Bebidas, Automação, Automotiva, Construção, Eletroeletrônica, Gestão, Logística, Madeira e Mobiliário, Meio Ambiente, Metalmecânica, Mineração, Química, Refrigeração e Climatização, Segurança do Trabalho, Tecnologia da Informação, Telecomunicações, Têxtil e Vestuário e Transportes.

2 - Os cursos são pagos ou gratuitos?

+

O SENAI Pará oferta tanto cursos pagos como gratuitos. As opções de cursos pagos estão disponibilizadas no site do SENAI em https://www.senaipa.org.br/para-voce ou na Unidade do SENAI mais próxima de você. 

Os cursos gratuitos são divulgados nas Unidade do SENAI e para participar você precisa fazer sua inscrição para um processo seletivo. 

O SENAI também oferece cursos gratuitos on-line, na modalidade EAD (à distância). As opções estão disponíveis no endereço:  

http://portal.cni.totvs.com.br:8085/web/app/edu/portalprocessoseletivo/#/es/inscricoes

3 - O que é preciso para realizar a matrícula nos cursos do SENAI?

+

A matrícula poderá ser feita na Unidade do SENAI através de apresentação do RG e CPF, comprovante de residência e escolaridade. Alguns cursos exigem pré-requisitos. Nesses casos, poderá ser solicitada documentação complementar.

4 - Quero trabalhar como Jovem Aprendiz. Como faço para me candidatar a uma vaga?

+

O processo de seleção de jovens aprendizes (jovens na faixa etária de 14 a 24 anos, incompletos) é realizado pelas empresas contribuintes do Sistema Indústria. O SENAI é apenas a instituição formadora. Para concorrer a uma vaga como Jovem Aprendiz, fique atento à seleção feita nas empresas industriais da sua região.

5 - Qual a diferença entre cursos de Aprendizagem e Cursos de Qualificação?

+

Os cursos de Aprendizagem Industrial visam a habilitação inicial de aprendizes com idade entre 14 e 24 anos e se caracterizam pela formação associada ao trabalho.

A Qualificação Profissional é o processo ou resultado de formação e desenvolvimento de competências de um determinado perfil profissional, definido no mercado de trabalho, onde na conclusão do curso é conferido ao estudante o certificado de qualificação profissional.

Uma das diferenças está na carga horária destes cursos. A Aprendizagem Industrial possui carga horária mínima de 400 horas e a Qualificação Profissional tem carga horária mínima de 160 horas.

Outra diferença é que os alunos dos cursos de Aprendizagem Industrial participam de lições práticas dentro dos ambientes das empresas.

6 - O que é curso de Aperfeiçoamento Profissional?

+

O curso de Aperfeiçoamento Profissional é a ampliação, complementação ou atualização de competências de um determinado perfil profissional, desenvolvido na formação inicial. A carga horária dos cursos pode variar de 08h a 120h.

7 - O que é curso de Qualificação Profissional Básica?

+

O curso de Qualificação Profissional tem como objetivo oferecer qualificação profissional e/ou recolocação profissional incorporando conhecimentos teóricos, técnicos e operacionais. A carga horária pode variar de 160h a 460h.

8 - O que é curso de Habilitação Técnica de Nível Médio (Cursos técnicos)?

+

Para o MEC, cursos técnicos são programas de nível médio com o propósito de capacitar o aluno proporcionando conhecimentos teóricos e práticos nas diversas atividades do setor produtivo. Podem ser oferecidos ao mesmo tempo em que o aluno está matriculado no ensino médio regular ou logo após a conclusão deste. O conteúdo programático dos cursos técnicos é mais extenso e específico, dependendo da área de interesse do aluno. A carga horária total é, em média, de 1.200 horas.

9 - Quem pode fazer um curso no SENAI?

+

Qualquer pessoa com idade a partir de 14 anos pode se matricular no SENAI. Em alguns cursos e modalidades, é preciso atender aos pré-requisitos mínimos exigidos.

10 - SENAI oferece cursos à distância?

+

Além dos cursos presenciais, o SENAI, atendendo a demanda crescente de profissionais desejosos de ampliar seus conhecimentos, disponibiliza alguns cursos na metodologia à distância (online).  Com este método de aprendizado, o profissional pode estudar onde e no horário que for mais conveniente sem prejudicar outras atividades. Acesse a página de cursos EaD e confira. 

O SENAI tem o maior portfólio de cursos a distância do país para a indústria: são 60 cursos de qualificação profissional e 22 cursos técnicos. Os conteúdos são apresentados em um ambiente virtual, com vídeos, animações e simuladores. O site de Educação a Distância do SENAI oferece todas as informações que você precisa para encontrar o curso que mais combina com você. 

Acesse https://www.senaipa.org.br/para-voce#  e clique em EAD, e depois em Portal de Inscrição

11 - No EAD, os cursos são 100% online?

+

O SENAI possui diversas ofertas em Educação à Distância, dentre elas semipresenciais ou totalmente online, facilitando o acesso de todos aos nossos cursos. Confira nossas opções de cursos à distância em https://www.senaipa.org.br/para-voce#

12 - O diploma do curso a Distância é reconhecido oficialmente?

+

Sim. Os diplomas dos Cursos Técnicos à Distância, emitidos pelo SENAI, são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e têm a mesma validade do diploma do Curso Técnico Presencial.

13 - Realizando o curso no SENAI, sou encaminhado para um emprego?

+

O papel do SENAI é qualificar o aluno para o mercado de trabalho. A instituição, porém, não assegura uma vaga de emprego para os alunos matriculados.

No entanto, o mercado reconhece a qualidade da formação dos alunos do SENAI e muitos conseguem uma oportunidade de trabalho durante ou logo após a conclusão dos cursos. 

Muitas empresas do setor industrial usam os quadros de avisos das unidades do SENAI para divulgar vagas e oportunidades de emprego.

Além disso, quando solicitado pela indústria, o SENAI pode encaminhar os dados dos alunos formados nas suas Unidades.

14 - Perdi meu certificado. É possível obter uma segunda via?

+

Sim. Basta se dirigir à unidade na qual realizou o curso e preencher o requerimento de solicitação da 2ª via do documento. Será necessário também informar alguns dados cadastrais como: nome do curso, ano de conclusão, duração e turno. É possível que haja cobrança de taxas.

15 - O SENAI atende às indústrias somente com Educação?

+

Não. O SENAI também fornece à indústria soluções para acelerar sua modernização, expansão ou reduzir custos. Isso se dá por meio da oferta de Serviços em Tecnologia e Inovação - STI que buscam atender às necessidades das indústrias do Pará. São serviços capazes de disseminar novas tecnologias, melhorando processos, agregando valor, e, assim, contribuindo para o aumento da competividade.

16 - Que serviços o SENAI oferece para as Indústrias?

+

Nas 13 Unidades do SENAI, são oferecidos atendimentos em Educação Profissional e Serviços em Tecnologia e Inovação. A atuação abrange 17 áreas e mais de 250 títulos de Cursos Técnicos, de Qualificação Básica e Aperfeiçoamento Profissional, além de consultorias para melhoria do processo produtivo e de produtos e ensaios laboratoriais em cerâmica vermelha e corrosão.

17 - Onde ficam as unidades do SENAI no Pará?

+

Confira onde estão localizadas as Unidades do SENAI-PA no site http://senaipa.org.br

18 - Como faço para enviar meu currículo para o SENAI-PA?

+

Mediante abertura de processo seletivo, você poderá enviar o seu currículo. Fique atento à abertura de novos processos seletivos. Acompanhe pelo site http://senaipa.org.br e também pelas nossas redes sociais.

19 - Como faço para divulgar uma vaga de emprego ou para contratar alunos do SENAI?

+

Para divulgar uma oportunidade profissional aos alunos do SENAI entre em contato com o diretor da Unidade SENAI mais próxima ou envie e-mail para contato@senaipa.org.br

20 - Como faço para contratar um curso do Senai para os funcionários da minha empresa?

+

O SENAI desenvolve cursos sob medida para as necessidades da sua empresa. Entre em contato com a Unidade SENAI mais próxima para mais informações ou fale com a Gerência de Relacionamento com o Mercado pelos telefones (91) 4009-4761 ou 4009-4842. Você também pode entrar em contato enviando um e-mail para mercado@senaipa.org.br

21 - Como faço para contratar um serviço de tecnologia e inovação do SENAI para minha empresa?

+

Entre em contato com a Gerência de Relacionamento com o Mercado do SENAI pelos telefones para (91) 4009-4761 ou 4009-4842 ou envie um e-mail para mercado@senaipa.org.br

VLibras